Dois pesquisadores da COPPE/UFRJ, pertencentes ao quadro de sócios da empresa, já vislumbravam desde 2007 a possibilidade do uso de softwares livres para resolução de problemas de cunho industrial. Em especial, o avanço e maturidade das ferramentas de código aberto para Fluidodinâmica Computacional podiam preencher uma crescente demanda no mercado nacional por serviços e desenvolvimento em CFD.

Em 2009, esta possibilidade de solução CFD também foi identificada por três profissionais de consultoria em CFD. Especialistas no uso e aplicação dos principais pacotes comerciais CFD, os três avaliaram e comprovaram a aplicabilidade da solução CFD utilizando software livre na indústria, principalmente para clientes nas áreas de óleo & gás e geração de energia.

A união destas duas frentes coloca a Wikki Brasil em uma posição privilegiada, pois ao mesmo tempo em que a presença de pesquisadores da COPPE/UFRJ contribui para edificar a vertente acadêmica da empresa, o aporte da experiência de mercado e em consultoria que possuem os demais sócios assegura a transferência de tecnologia entre academia e indústria.

Em agosto de 2011, durante o evento NUMAP-FOAM (Numerical Modeling of Coupled Problems in Applied Physics with OpenFOAM®), que ocorreu em Zagreb, a Wikki Brasil confirmou o interesse mútuo no tocante a uma parceria com a Wikki Ltd., principal prestadora de serviços e desenvolvedora europeia do OpenFOAM®.

Desde então, a Wikki Brasil tem colocado ênfase no estabelecimento de parcerias estratégicas, o que contribui para a melhoria dos produtos e serviços fornecidos pela equipe, de modo que o cliente possa contar com a melhor qualidade existente no mercado, com livre acesso à equipe Wikki Brasil.