Uma nova versão do OpenFOAM® foi disponibilizado pela OpenFOAM Foundation em 03/11. Se trata da versão OpenFOAM® 3.0.0.
Existem muitas novidades em relação à versão antiga (2.4.0). Por exemplo, os solvers reactingTwoPhaseEulerFoam e reactingMultiphaseEulerFoam que possuem suporte para escoamentos multifásicos reativos com transferência de calor e massa usando a metodologia Euleriana-Euleriana.
Outra grande mudança foi a reestruturação completa da classe de modelos de turbulência, que teve a incorporação de novos modelos, como o SSG (Reynolds-Stress) e o kklOmega e foi generalizada para escoamentos compressíveis e incompressíveis e mono e multifásicos.
Mudanças na definição do caso também foram incorporadas, por exemplo, o arquivo blockMeshDict passou a fazer parte do diretório system e não mais de constant/polyMesh, remoção do fluxRequired necessário no arquivo fvSchemes, eliminação dos arquivos RASProperties e LESProperties.
Também foram incorporadas várias melhorias em relação a parte numérica, por exemplo, SIMPLE e SIMPLEC são escolhidos agora como uma opção runTime sem necessidade de solvers diferentes.
As mudanças listadas são apenas algumas, as quais considero as principais. Veja a lista completa das novidades neste link.

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestDigg this

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*