O OpenFOAM® (Open Field Operation And Manipulation) é um software livre, de código aberto e multipropósito, destinado à resolução de problemas envolvendo campos tensoriais (e.g., campos escalares, vetoriais e tensoriais de ordem superior). Sua principal aplicação é na solução de problemas relacionados à fluidodinâmica computacional (CFD), podendo-se citar a simulação de escoamentos turbulentos, escoamentos multifásicos e escoamentos reativos. Contudo, como software multipropósito, é também utilizado na solução de problemas eletromagnéticos, de finanças, estruturais e interação fluido-estrutura.

Por ser de código livre e aberto, pode ser executado, adaptado, redistribuído e aperfeiçoado pelos usuários. Desenvolvido em C++, suas classes foram planejadas para permitir que novos modelos físico-químicos sejam facilmente incorporados à sua estrutura. Dessa forma, o OpenFOAM® vem sendo amplamente empregado no desenvolvimento de novos modelos. Para exemplificar, uma equação de transporte básica de uma variável de campo escalar T em um fluido incompressível, pode ser implementada no OpenFOAM® da seguinte maneira:

solve(
  fvm::ddt(T)
+ fvm::div(phi, T)
- fvm::laplacian(Deff, T)
);

ou seja, os termos da equação de transporte podem ser implementados de forma análoga à escrita matemática da mesma. Ainda, os operadores matemáticos que atuam sobre as variáveis de campo (e.g., operadores gradiente, divergente, laplaciano etc) foram construídos para lidar com quaisquer tipos de elementos de malhas não-estruturadas, permitindo ao usuário aplicar a sua modelagem desenvolvida no OpenFOAM® em geometrias complexas.